Mês Mundial de Conscientização da Linfangioleiomiomatose (junho – 2025)

Neste ano de 2025, a Alambra decidiu investir na conscientização de ginecologistas e especialistas em reprodução assistida sobre a LAM e, principalmente, no que consiste essa doença pulmonar rara que pode ser desencadeada ou intensificada pelo estrogênio.

Assim sendo, a primeira ação da Alambra nesse sentido foi a realização de uma live no dia 17 de junho para marcar o Mês Mundial de Conscientização da LAM. Ela teve por título “O que ginecologistas e especialistas em reprodução assistida precisam saber sobre a linfangioleiomiomatose (LAM)”.  Participaram dela a Dra. Martina Oliveira, pneumologista, e a Dra. Marina Andres, ginecologista, ambas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde funciona o Centro de Referência em Pesquisa e Tratamento da LAM/Clínica de LAM. Essa live foi mediada pela vice-presidente da Alambra, Maria Clara Castellões.

Ainda para celebrar o Mês Mundial de Conscientização da LAM estiveram iluminados de rosa a cúpula e a torre do Senado Federal, nos dias 12 e 13, e a Catedral Metropolitana e a Superintendência Regional de Cultura de Pouso Alegre – MG. A iluminação do prédio do Senado foi solicitada pelo gabinete do Senador Alan Rick, onde trabalha a secretária da Alambra, Angela Durante. A iluminação dos prédios de Pouso Alegre foi solicitada pela tesoureira da Alambra, Marcia Nery.